terça-feira, 14 de maio de 2013

O CEMITÉRIO DE PRAGA , A FILHA PRÓDIGA E O CLIENTE

O CLIENTE

Imagine a máfia, o FBI e a justiça ludibriados por uma criança de 11 anos... é mais ou menos o enredo deste livro de John Grisham. O livro virou filme com Tommy Lee Jones, Susan Sarandon, Anthony LaPaglia e o garoto Brad Renfro. Oscar de melhor atriz para Susan Sarandon pelo papel de advogada.

O garoto Mark Sway e seu irmão Rick testemunham o bizarro suicidio do advogado Jerome "Romey" Clifford, embora tenham tentado evitar-lhe a morte. Antes de morrer o desesperado advogado conta a Mark tudo sobre a morte do Senador Boyd Boyette, da Louisiana, pelo mafioso Barry Muldanno, prestes a enfrentar o tribunal. Rick entra em choque e Mark é pressionado pela policia de Nova Orleans, o FBI e o promotor para revelar o que sabe mas se recusa. Ao invés disso, prefere contratar Reggie Love, uma advogada durona, vivida e corajosa, que vem dedicando sua vida a menores que sofrem toda espécie de abusos.
Quando o juiz de menores, Harry Roosevelt, declara que a vida de Mark corre perigo e ele não tem escolha senão contar o que sabe, Reggie acredita que terá que ceder. Mark surge, então, com um plano maluco. Reggie decide experimentar por que sabe que a única chance deles é que o plano dê certo.

Repleto de reviravoltas e ação, é um dos melhores livros de Grisham (li quase todos). Você não vai conseguir parar de ler.






A FILHA PRODIGA

A batalha de titãs entre os empresário Willian Kane e Abel Rosnovski em Caim e Abel tem desdobramentos inesperados neste livro que narra a trajetória da obstinada Florentyna, filha de Abel.

O sonho infância de Florentyna Rosnovski  é ser a primeira mulher a chegar à Presidência dos Estados Unidos. Decidida, rica, bonita e inteligente, busca aprender tudo sobre negócios e politica para alcançar seus objetivos. O destino tem outros planos: coloca em seu caminho Richard Kane, filho do maior inimigo de seu pai, e esse amor a leva os leva a abrir mão do dinheiro e proteção de suas familias e a começar do zero. Mas Florentyna não desiste e mesmo diante das dificuldades financeiras e o preconceito da sociedade, luta para realizar seus sonhos com o apoio de Richard. Se torna, então, uma das mulheres mais poderosas do país: herdeira da cadeia de hotéis do pai, dona de cadeia de lojas e esposa de banqueiro, ela galga aos poucos cada cargo politico necessário para chegar ao topo.
Num ambiente dominado por homens, uma mulher conseguirá ocupar o cargo mais cobiçado do mundo? O ódio de dois homens pode ser maior que o amor por seus próprios filhos?

Recomendadíssimo. Tão emocionante e empolgante quanto Caim e Abel. Jeffrey Archer é genial.



O CEMITÉRIO DE PRAGA

Umberto Eco novamente surpreende!!  Com situações inusitadas e reviravoltas elaboradas, o livro mantem o leitor curioso a cerca dos atos dos personagens históricos ali representados.

Ao longo do século XIX, entre Turim, Palermo e Paris, encontramos uma satanista histérica, um abade que morre 2 vezes, cadáveres no esgoto parisiense, Protocolos dos Sábios de Sião( que teriam servido a Hitler como inspiração para campos de concentração), Jesuítas que tramam contra maçons... maçons, carbonários, mazzinianos que estrangulam e estripam padres, planos do Serviço Secreto Piemontês, Francês, prussianos e russos, massacres em Paris, agentes duplos, eclesiásticos pecadores, oficiais traidores e, em meio a toda esta confusão, o único personagem inventado da história talvez seja o mais verdadeiro. 
A narrativa começa em 1897 com as dúvidas de um homem escrevendo sua história... as recordações da infância, as tramas em que se envolveu e os fatos que presenciou. Quem seria ele? Nem ele mesmo sabe.
Descubra.

Recomendadíssimo. Se me alongar conto o livro...rsrsrs...









Nenhum comentário:

Postar um comentário